Discipulado 1
– Novos Convertidos
Lição 06: O
Discípulo e a Fé
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora
iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Fé.
- Leiam o texto de Hb 11.01: “Ora, a fé é o firme
fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.”
- Falem: No restante deste capítulo, há uma relação
de pessoas que são considerados os
heróis da fé. Vejamos apenas 01 exemplo: Moisés.
- Leiam Hb 11. 23 a 29.
- Para ilustrar, sugiro a exibição de partes do
filme sobre Moisés e reflitam com os alunos sobre este personagem e o exercício
da fé.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Semente da Fé”.
- Para concluir, leiam o texto “Plante a Semente no Lugar Certo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Semente da Fé
Objetivos:
Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé
como um grão de mostarda”.
Refletir sobre a fé.
01 envelope de sementes da mostarda
01 rolo de durex
Papel ofício
Observações:
- Vocês
poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que
vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de
perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, façam o seguinte:
Cortem pedaços de papel ofício(5cmx5cm), escrevam
“Semente de Mostarda” e depois coloquem a semente e por cima num pedaço pequeno
de durex transparente.
Procedimento:
- Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06.
“Disseram então os apóstolos ao Senhor:
Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de
mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e
ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda
e solicitem que a observem.
- Comentem que o versículo fala que a fé não é do
tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da
semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É como um grão de mostarda, que quando se semeia
na terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido
semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos,
de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
- Falem: Para que a semente germine, cresça, ela
deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e
guardando Sua palavra.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Plante a Semente no Lugar
Certo
À beira do caminho estavam duas sementes de alface à espera de que um
vento as levasse para a horta, que ficava muito distante dali, a fim de
germinarem. Logo à frente existia um lindo pomar, com grandes árvores
frutíferas. Disse uma das sementes: “Eu não vou esperar o vento me levar. Vou
ficar aqui mesmo, neste pomar”.
E assim, para ficar no meio das grandes árvores frutíferas, desistiu de
unir-se às hortaliças. Porém as sombras das árvores não permitiram que o sol
aquecesse aquela pequena semente que, por isso, nunca chegou as germinar.
A outra semente, no entanto, com paciência esperava o vento levá-la até
a horta. Assim, depois de um tempo,
conseguiu chegar ao seu destino. Lá o sol era abundante e ela logo germinou,
tornando-se um lindo pé de alface.
Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para que possa germinar em
tempo oportuno.
Autor do Texto: Desconhecido.
Discipulado 2
– Novos Convertidos
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês
mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a
Temperança.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Depois, reflitam sobre a importância do
autocontrole e em seguida apresentem o conceito da palavra “temperança”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para trabalhar sobre as virtudes do Fruto do
Espírito, utilizem a dinâmica “Fruto
Desejado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09
virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito
pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09
partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À
medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23,
coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto
do Espírito na vida cristã. Destaquem a virtude “temperança”, tema desta lição.
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio
de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um
prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a
cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil
controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em
que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da
cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que,
finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem
retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será
a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você
pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas
vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes
de que se irar contra alguém.
Autor desconhecido.
0 comentários:
Postar um comentário