RSS

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 05: Os Mártires

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novat

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Os Mártires, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar estudo do tema, utilizem a dinâmica “Perseguição – Ontem, hoje e no futuro”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Perseguição – Ontem, hoje e no futuro

Objetivos:

Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.

Iniciar o estudo sobre os mártires apontados no Apocalipse.

Material:

Objetos para representar obstáculos

Papéis com nomes dos tipos de perseguição

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Organizem um caminho com bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.

- Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja -vem sofruendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.

- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.

 Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também peodem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.

Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.

- Em seguida, falem que agora vamos estudar outro tipo de perseguição, que ocorrerá em uma situação distinta da que conhecemos: com os mártires do período da Grande Tribulação.

- Agora, leiam: “...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2. 10).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: