Juvenis: Um estudo Panorâmico de Apocalipse
Lição 05: Os Mártires
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novat
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Os Mártires,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
iniciar estudo do tema, utilizem a dinâmica “Perseguição – Ontem, hoje e no
futuro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Perseguição – Ontem, hoje e no futuro
Objetivos:
Refletir
sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Iniciar
o estudo sobre os mártires apontados no Apocalipse.
Objetos
para representar obstáculos
Papéis
com nomes dos tipos de perseguição
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes
dos tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
-
Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes
obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja -vem
sofruendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de
perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de
perseguição. Os alunos também peodem falar sobre situações que conhecem ou
vivenciam.
Depois,
outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
-
Em seguida, falem que agora vamos estudar outro tipo de perseguição, que
ocorrerá em uma situação distinta da que conhecemos: com os mártires do período
da Grande Tribulação.
-
Agora, leiam: “...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
(Apocalipse 2. 10).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário