Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 05: Vencendo a tentaçãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Vencendo a tentação, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Perguntem: O que é tentação?
Aguardem
as respostas. Depois apresentem outras informações.
Aqui
está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Leiam
o texto “A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição
que o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza
a importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as
tentações.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também havia
alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida
de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos
outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
- Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao
final da competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram
perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era
SURDO!
Autoria
da fábula: Monteiro Lobato
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01
vela
Água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
representado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência,
não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário