RSS

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 05: O Casamento de Rute e Boaz: A Remição da Família

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Casamento de Rute e Boaz: A Remição da Família, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Amor Redentor”.

 

Dinâmica: O Amor Redentor. 

Objetivo:

Conluir o estudo sobre o livro de Rute, relacionando o personagem Boaz, o remidor de Noemi e Rute, com o amor redentor de Deus pela humanidade.

Material:

Papel

Pincel atômico

Fita adesiva

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar sobre livro de Rute. Percebemos o cuidado e a providência de Deus para remir uma família.

O  personagem Boaz foi o remidor de Noemi(judia) e Rute(moabita) providenciado por Deus.

Vimos que Boaz é um tipo de Cristo, o redentor eterno, que morreu pela humamidade, para libertar da dívida do pecado “todo aquele que nele crê”(Jo 3.16), como demonstração do amor redentor de Deus por todos.

- Depois, perguntem:

Quanto você vale?(valor monetário)

- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.

Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.

- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?

Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.

- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?

Então, leiam:

Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).

- Para concluir,  falem:  Esta é a graça divina, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico de Jesus, sendo pois uma demonstração do amor redentor de Deus pelo homem.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: