RSS

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Jovens:  Na Cova dos Leões - O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 05: A revelação de Deus confronta o secularismo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A revelação de Deus confronta o secularismo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “O Sonho do Rei”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Sonho do Rei

Objetivo: Apresentar de forma prática o estudo sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor.

Material:

01 folha de papel madeira ou peso 40 grande

01 pincel atômico

Papel laminado dourado e prateado

01 tubo de cola

Barro

01 pedra

Nomes digitados: Babilônico, Medo-persa, Grego, Romano, Anticristo

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Leiam sobre o sonho do rei Nabucodonosor, que se refere a estátua, em Daniel 2. 31 a 33.

- Depois, montem com os alunos “uma estátua”.

 Para isto, façam o contorno do corpo humano com pincel atômico.

Agora, falem: Qual o material da cabeça da estátua?

Então colem pedaços de papel laminado dourado na cabeça.

Qual o material dos peitos e dos braços?

Então colem pedaços de papel laminado prateado nestas partes.

Qual o material do ventre e das coxas?

Então colem pedaços de papel com cor de cobre no ventre e nas coxas.

Qual o material das pernas?

Então colem pedaços de papel com cor de ferro.

Agora, faltam os pés. Mas, qual era o material?

Então passem cola sobre os pés e por cima joguem o barro e depois colem pedaços de papel cor de ferro.

- Agora, coloquem a “estátua” pendurada na parede ou num quadro e comecem a trabalhar sobre o que representa cada tipo de material relacionados aos impérios.

Vocês colocam o nome do império ao lado da parte do corpo que faz referência.

Cabeça: Babilônico

Peitos e braços: Medo-persa

Ventre e coxas: Grego

Pernas: Romano

Pés: Reino do Anticristo

Leiam o que fala Daniel 2. 37 a 41 e apresentem o que vocês estudaram sobre estes impérios.

Quando vocês falarem sobre o Reino do Anticristo, apresentem informações como:

De acordo com a Bíblia quem é o Anticristo?

Quando aparecerá?

Quanto tempo governará?

Onde aparecerá?

Em que se fundamentará o governo do Anticristo?

- Para finalizar, peguem uma pedra e joguem nos pés da “estátua” e depois peçam para que os alunos destruam a estátua.

Mas, por que foi destruída?

Em seguida, leiam Daniel 2. 35 e 44.

- Então, falem que a pedra representa Jesus e o seu reino. Leiam ainda, At 4. 11, Ef 2.20 e I Pe 2.4.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: