RSS

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário

Lição 05: O primeiro diário de viagem

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição nã

o é boa, tendo em vista que, somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O primeiro diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando

o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Relato da viagem".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Relato da viagem

Objetivo:

Iniciar o estudo sobre os acontecimentos da Primeira Viagem Missionária de Paulo, contexutalizando com a vivência dos alunos em suas viagens pessoais.

Material:

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Falem: Nesta roda de conversa, vamos falar sobre alguns acontecimentos de viagens que vocês já fizeram.

Alguns pontos importantes para o relato:

Quando, local da viagem, com quem viajava e um fato interessante da viagem.

Peçam para que os alunos falem de forma bem objetiva.

- Ao termirarem, falem: Acabamos de escutar o que cada aluno vivenciou em uma viagem. E na aula de hoje vamos estudar sobre alguns acontecimentos da Primeira viagem misionária do apóstolo Paulo;

- Para isto, escrevam no quadro os acontecimentos, um por vez,  e falem sobre eles.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: