Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
05: O
primeiro diário de viagem
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
nã
o
é boa, tendo em vista que, somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O
primeiro diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relato da viagem
Objetivo:
Iniciar
o estudo sobre os acontecimentos da Primeira Viagem Missionária de Paulo,
contexutalizando com a vivência dos alunos em suas viagens pessoais.
01
quadro branco
01
marcador de quadro branco
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Nesta roda de conversa, vamos falar sobre alguns acontecimentos de
viagens que vocês já fizeram.
Alguns
pontos importantes para o relato:
Quando,
local da viagem, com quem viajava e um fato interessante da viagem.
Peçam
para que os alunos falem de forma bem objetiva.
-
Ao termirarem, falem: Acabamos de escutar o que cada aluno vivenciou em uma
viagem. E na aula de hoje vamos estudar sobre alguns acontecimentos da Primeira
viagem misionária do apóstolo Paulo;
-
Para isto, escrevam no quadro os acontecimentos, um por vez, e falem sobre eles.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário